#Factuais

Vereador de Manaus é alvo de inquérito civil em caso envolvendo ‘rachadinha’

Rosivaldo Cordovil (PSDB), é acusado de integrar um esquema de “rachadinha”. (Tiago Correa/CMM)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou um inquérito civil para apurar atos de improbidade administrativa contra o vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Rosivaldo Cordovil (PSDB), em um esquema de “rachadinha”. Nessa prática, o parlamentar recolhe parte dos salários dos assessores de gabinete.

O esquema é considerado um crime que pode levar à cassação de um político e ocorre quando o salário de um assessor é desviado para a conta de um parlamentar ou secretário, em acordo estabelecido entre as partes como exigência de determinado órgão. A abertura do inquérito foi publicada no Diário Oficial do MP-AM dessa segunda-feira, 3.

O procedimento preparatório foi instaurado em junho de 2020 pelo MP-AM. O objetivo era identificar todos os possíveis envolvidos em ato de improbidade administrativa, por conta da suspeita de desvio de verbas parlamentares praticado pelo vereador. À época, a investigação tramitou em segredo de Justiça e foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do MP-AM.

O inquérito civil é assinado pelo promotor de Justiça Edgard Maia de Albuquerque Rocha que solicita informações detalhadas acerca do andamento do procedimento instaurado.

REVISTA CENARIUM entrou em contato com o vereador questionando sobre a instauração do inquérito civil e as acusações sobre o esquema de rachadinha, mas, e até a publicação desta matéria, a reportagem não obteve retorno.

Veja o inquérito civil:

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, durante entrevista coletiva à imprensa no Palácio do Planalto


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

*

*

A AUTORA

Graduada em Jornalismo, Paula Litaiff tem especialização em Gestão de Políticas Sociais e, atualmente, é diretora executiva da Agência e Revista Cenarium. Há 16 anos, atua no Jornalismo de Dados, em Reportagens Investigativas e debate de temas sociais. Produziu matérias para veículos de comunicação nacional, como Jornal Estado de S. Paulo e Jornal O Globo. Seu trabalho jornalístico contribuiu na produção do documentário Killer Ratings da Netflix.

Paula Litaiff é Diretora de Redação em

O SITE

O Site da Paula Litaiff tem como principal finalidade a emissão de opinião sobre diversos temas sociais, políticos e econômicos, levando o leitor à reflexão sobre a importância de se tornar um agente transformador da sociedade.


Tenho medo de escrever. É tão perigoso. Quem tentou, sabe. Perigo de mexer no que está oculto – e o mundo não está à tona, está oculto em suas raízes submersas em profundidades do mar. Para escrever tenho que me colocar no vazio. Neste vazio é que existo intuitivamente. Mas é um vazio extremamente perigoso…

(in Um Sopro de Vida | CLARICE LISPECTOR)