Ministério da Saúde agenda visita a Manaus para alinhar ações de combate à Covid-19

 Ministério da Saúde agenda visita a Manaus para alinhar ações de combate à Covid-19
Compartilhar:

Por Paula Litaiff

Uma equipe de técnicos do Ministério da Saúde (MS) agendou visita oficial à capital do Amazonas, Manaus, para a próxima segunda-feira, 4 de janeiro, com o objetivo de alinhar ações de fortalecimento ao enfrentamento da Covid-19 em parceria com o governador Wilson Lima (PSC).

REVISTA CENARIUM teve acesso à informação nesta quarta-feira, 30, após a repercussão nacional e internacional do aumento dos casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus, transmissor da Covid-19, paralelo à alta nos registros de mortes pela doença.

Entre os técnicos ministeriais previstos para desembarcarem em Manaus estão a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, e os diretores Vinícius Azevedo e Alexandre Barbosa.

O deslocamento do grupo foi determinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e pelo presidente Jair Bolsonaro. A programação dos servidores na cidade contempla reuniões com autoridades locais.

Na agenda do MS, estão previstos os encontros com gestores das Secretarias de Saúde do Estado (SES/AM) e do Município de Manaus (Semsa), com presidentes do Conselho Regional de Medicina, do Conselho Regional de Enfermagem e do Sindicato dos Médicos.

Plano de Contingência

No último domingo, 27, a Secretaria de Saúde do Estado antecipou novo Plano de Contingência Estadual para o Recrudescimento da Covid-19, segundo informou a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

O governo estadual deu segmento à quarta fase do plano de abertura de leitos Covid e começou o movimento para a mudança de perfil do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na zona Centro-Sul de Manaus.

A Secretaria de Estado de Saúde fez mudanças nos hospitais para abrir espaços a pacientes com Covid-19 (Secom)

Com a mudança de perfil, o HPS 28 de Agosto, que estava com 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19, passa a contar com 40 leitos. Conforme o plano, os 12 leitos de UTI do 5º andar, que eram para a Covid-19, se transformam agora em leito de UTI geral e os 40 leitos de UTI geral do 1º andar serão todos Covid-19.

A SES-AM informou que mobilizou ainda hospitais gerais, como o Adriano Jorge e o Getúlio Vargas, além de outras unidades definidas no plano como unidades de retaguarda, para receberem 27 pacientes não Covid-19 internados na UTI.

Recordes em internações

Nesta terça-feira, 29, Manaus registrou recorde no número de internações diárias causadas pelo novo Coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico foram totalizadas 112 novas internações, número mais alto registrado, ultrapassando o colapso na rede de saúde, vivida entre abril e maio.

A Fundação de Vigilância e Saúde (FVS-AM) divulgou 1.447 novos casos confirmados em 24 horas, sendo 15 mortes. Atualmente, cerca de 700 pessoas encontram-se internadas. A última vez que Manaus registrou o maior número foi no dia 4 de maio, quando foi apontado 100 internações pela doença.

Veja Mais

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *