#Factuais

Integração entre profissionais da CENARIUM e TV Cultura Brasil consolida parceria

Os repórteres do Amazonas, Marcela Leiros, e de Rondônia, Iury Lima (Juliana Mattos/Cenarium)

Iury Lima e Marcela Leiros – Da Cenarium

SÃO PAULO (SP)- Mais um importante passo da parceria entre a AGÊNCIA CENARIUM e a TV Cultura Brasil está sendo firmado nesta semana. Os repórteres do núcleo de rede do Amazonas Marcela Leiros e de Rondônia Iury Lima, assim como a coordenadora de redação Juliana Mattos, estão na sede da emissora, em São Paulo, onde participam da integração entre as equipes de jornalismo dos dois veículos. A integração iniciou na segunda-feira, 9, e se encerrará na sexta-feira, 13.

Sediada em São Paulo e com mais de 50 anos de história e contribuição para o conhecimento e formação de pensamento crítico da população brasileira, a emissora recebe, ainda, a diretora executiva da CENARIUM, Paula Litaiff. O principal objetivo da integração é aperfeiçoar a geração de conteúdo multiplataforma da agência, além de impulsionar o alcance nacional dos materiais jornalísticos, exclusivamente autorais sobre a Amazônia, com contexto social, político e econômico.

Para o repórter Iury Lima, a CENARIUM representa um “grande divisor de águas” com profissionais responsáveis e comprometidos para informar não apenas a Amazônia, mas o Brasil inteiro.

“A CENARIUM é um veículo multiplataforma, onde o público escolhe onde e o que acompanhar. É um estilo inédito na Amazônia, dá voz à diversidade, às minorias e aos públicos que geralmente ficam à margem da inclusão social e do respeito. É um veículo plural, onde todos entendem a importância do trabalho como preceito fundamental para fazer o que fazemos: comunicar. Essa integração em São Paulo é um reflexo disso”, destacou o repórter.

Os repórteres Marcela Leiros, do Amazonas, e Iury Lima, de Rondônia (Juliana Mattos/Revista Cenarium)

Crescimento profissional na TV Cultura

Além de conhecer toda a estrutura física do complexo da TV Cultura, com os estúdios de gravação e setor de jornalismo, a equipe também participou de reuniões de espelho, nome dado à reunião na qual se discutem as pautas (reportagens) a serem produzidas, dos jornais da Tarde e da Cultura. O repórteres também tiveram a oportunidade de acompanhar os jornalistas da TV em campo (externas).

A jornalista Marcela Leiros pontuou que a parceria e integração dos dois veículos de comunicação representam novas oportunidades e responsabilidades.

“A primeira porque são oportunidades de aprender com grandes profissionais e em uma empresa conceituada. A segunda é porque intensifica mais a nossa responsabilidade, como profissionais da comunicação, a informar de forma ética e responsável. Acredito que a CENARIUM já é referência no jornalismo e esse treinamento é uma forma de potencializar a capacidade de ser cada vez melhor, além, claro, de estreitar as relações com grandes nomes da comunicação que tem muito a ensinar”, destacou a repórter.

A jornalista Marcela Leiros em externa com profissionais da TV Cultura (Reprodução/Arquivo Pessoal)

A importância do aprendizado na sede da TV Cultura é celebrada por Iury Lima, que destaca como a parceria impacta positivamente na vida de um profissional de comunicação.

“A CENARIUM tem sido um grande divisor de águas na minha vida profissional. É um lugar incrível, cheio de profissionais responsáveis e realmente comprometidos com o compromisso de informar, não só a Amazônia, mas o Brasil inteiro. É um trabalho e uma escola ao mesmo tempo. A parceria com a TV Cultura e toda essa integração que está em andamento vai gerar resultados positivos tanto em minha vida quanto no dia a dia de quem se informa, seja na revista, no site, na Agência ou na TV”, comemorou ele.

Da Amazônia para o Brasil e o mundo

TV Cultura Brasil e a CENARIUM firmaram parceria em janeiro deste ano. Desde então, a empresa amazonense é responsável pela produção de material jornalístico sobre a Amazônia e a TV Cultura disponibiliza a programação nacional para a plataforma online da revista em www.revistacenarium.com.br.

Após mais de seis meses do sucesso da parceria e a partir do lançamento da AGÊNCIA CENARIUM – geradora de conteúdo da Revista Cenarium e TV Web Cenarium -, a parceria se solidificou quando a agência ingressou na plataforma de um dos maiores sistemas de notícias da América Latina, o UOL, para veicular informações sobre a Amazônia, via Porta Cultural Brasil.

Reunião de espelho na sede da TV Cultura Brasil, em São Paulo (Juliana Mattos/Revista Cenarium)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

*

*

A AUTORA

Graduada em Jornalismo, Paula Litaiff tem especialização em Gestão de Políticas Sociais e, atualmente, é diretora executiva da Agência e Revista Cenarium. Há 16 anos, atua no Jornalismo de Dados, em Reportagens Investigativas e debate de temas sociais. Produziu matérias para veículos de comunicação nacional, como Jornal Estado de S. Paulo e Jornal O Globo. Seu trabalho jornalístico contribuiu na produção do documentário Killer Ratings da Netflix.

Paula Litaiff é Diretora de Redação em

O SITE

O Site da Paula Litaiff tem como principal finalidade a emissão de opinião sobre diversos temas sociais, políticos e econômicos, levando o leitor à reflexão sobre a importância de se tornar um agente transformador da sociedade.


Tenho medo de escrever. É tão perigoso. Quem tentou, sabe. Perigo de mexer no que está oculto – e o mundo não está à tona, está oculto em suas raízes submersas em profundidades do mar. Para escrever tenho que me colocar no vazio. Neste vazio é que existo intuitivamente. Mas é um vazio extremamente perigoso…

(in Um Sopro de Vida | CLARICE LISPECTOR)