Paula Litaiff

Eleições em Roraima: pesquisa mostra ampla vantagem de Teresa Surita sobre Antonio Denarium e Fabio Almeida

A ex-prefeita Teresa Surita tem 20 vezes a mais de intenção de voto que Fábio Almeida (à esq.) e o dobro de Antonio Denarium (à dir.), atual governador de Roraima – (Reprodução)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS — Uma pesquisa de intenção de votos ao Governo de Roraima mostrou, nessa terça-feira, 19, uma ampla vantagem do primeiro colocado ante aos adversários. Segundo levantamento do Instituto Pontual, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RR-06836/2022, a ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB) aparece com 64,6% da preferência dos eleitores, ou seja, o dobro do segundo lugar, o governador Antonio Denarium (PP), que tem 32,3% e tenta reeleição.

Já em comparação ao terceiro colocado, Teresa Surita tem 20 vezes mais intenções de voto. Fabio Almeida (Psol), segundo a pesquisa, surge apenas com 3,1% da preferência do eleitorado.

Os números representam a média da projeção de votos válidos tanto da capital quanto do interior do Estado, com margem de erro de 2,31% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. A ex-prefeita, contudo, ganha nos dois levantamentos.

Quando o estudo é relacionado apenas a Boa Vista, a ex-prefeita tem 69,0% das intenções, Antonio Denarium 27,0% e Fabio Almeida 4,0%. No interior, Teresa Surita perde vantagem, mas aparece com 57,1% da preferência do eleitorado, enquanto o governador de Roraima tem 41,3% e Fabio Almeida 1,6%, segundo a pesquisa do Instituto Pontual.

“Essa ampla diferença alcançada pela ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita se dá pelo bom desempenho dela na capital. Roraima tem uma particularidade que 63,8% do eleitorado e se contempla na capital e o resto no interior, formado pelos municípios. Como ela tem uma ampla vantagem principalmente na capital, o resultado acaba sofrendo uma influência direta disso, que dá para Teresa Surita o dobro de votos de Denarium, atual governador do Estado”, explicou à REVISTA CENARIUM o diretor do Instituto Pontual, Eric Barbosa.

A pesquisa

Os dados da pesquisa foram coletados no período de 1º a 12 de abril, in loco, envolvendo todos os 14 municípios do interior de Roraima e a capital, pertencentes as zonas eleitorais do Estado. Ao todo, foram entrevistados 1.795 pessoas aptas a votar, com 16 anos ou mais, com registro eleitoral em Boa Vista ou nas outras 14 cidades.

Os números de entrevistados por cidade ficou dividido da seguinte forma: Rorainópolis teve 98 entrevistados; Caracaraí (71); Cantá (66); Mucajaí (61); Alto Alegre (53); Bonfim (50); Pacaraima (42); Normandia (37); Amajari (31); Caroebe (30); Uiramutã (30); São Luiz (29); Iracema (27); São Luiz da Baliza (25); e Boa Vista (1.145).

Segundo Eric Barbosa, a pesquisa de intenção de voto para o Governo de Roraima se torna no ponto inicial para acompanhar como vai se comportar as eleições no Estado. Eric destaca ainda que, somente a partir do novo levantamento, que será realizado em 45 dias, será possível obter parâmetros de comparação, mas já é possível esperar, para os próximos meses, uma conformação dos dados.

“Podemos perceber que, de acordo com a aproximação das eleições, vai haver uma diminuição do número dos eleitores brancos, nulos e indecisos. Além disso, o processo eleitoral tende a ‘afunilar’ e podemos estar esperando, para os próximos meses, uma conformação dos dados. A pergunta que fica é se vai se manter essa vantagem ou se ela diminuirá, porque se a eleição fosse hoje, segundo o estudo do Pontual, Teresa Surita seria governadora do Estado de Roraima”, concluiu Eric Barbosa.

A AUTORA

Graduada em Jornalismo, Paula Litaiff é diretora executiva da Revista Cenarium e Agência Amazônia, além de compor a bancada do programa de Rádio/TV “Boa Noite, Amazônia!”. Há 17 anos, atua no Jornalismo de Dados, em Reportagens Investigativas e debate de temas sociais. Escreveu para veículos de comunicação nacional, como Jornal Estado de S. Paulo e Jornal O Globo com pautas sobre Amazônia. Seu trabalho jornalístico contribuiu na produção do documentário Killer Ratings da Netflix.


«

Comentários para este post estão fechados

A AUTORA

Graduada em Jornalismo, Paula Litaiff é diretora executiva da Revista Cenarium e Agência Amazônia, além de compor a bancada do programa de Rádio/TV “Boa Noite, Amazônia!”. Há 17 anos, atua no Jornalismo de Dados, em Reportagens Investigativas e debate de temas sociais. Escreveu para veículos de comunicação nacional, como Jornal Estado de S. Paulo e Jornal O Globo com pautas sobre Amazônia. Seu trabalho jornalístico contribuiu na produção do documentário Killer Ratings da Netflix.

Paula Litaiff é Diretora de Redação em

O SITE

O Site da Paula Litaiff tem como principal finalidade a emissão de opinião sobre diversos temas sociais, políticos e econômicos, levando o leitor à reflexão sobre a importância de se tornar um agente transformador da sociedade.


Tenho medo de escrever. É tão perigoso. Quem tentou, sabe. Perigo de mexer no que está oculto – e o mundo não está à tona, está oculto em suas raízes submersas em profundidades do mar. Para escrever tenho que me colocar no vazio. Neste vazio é que existo intuitivamente. Mas é um vazio extremamente perigoso…

(in Um Sopro de Vida | CLARICE LISPECTOR)