#NaMídia

CENARIUM participa de evento sobre mercado jornalístico na Região Norte

Os jornalistas convidados vão compartilhar as experiências nas redações (Reprodução/Internet)

Victória Sales – Da Cenarium
MANAUS – A AGÊNCIA CENARIUM vai participar de uma transmissão ao vivo sobre jornalismo e a realidade da profissão no mercado na Região Norte. O evento produzido pela Faculdade Martha Falcão Wyden (FMF/Wyden) acontece no próximo dia 28 de outubro, a partir das 19h30 (horário de Manaus), pela plataforma Teams e tem objetivo de compartilhar as experiências da rotina jornalística de cada convidado.

De acordo com a diretora-executiva da CENARIUM, Paula Litaiff, o mercado de trabalho e as pautas das redações evoluiram. “Quando eu abri a agência, pensei em todas as vertentes que eu gostava e sentia falta. Essas questões indígenas, de gênero, sociopolíticas, socioeconômicas e voltadas ao meio ambiente, além de diversidade, quase não existiam na Região Norte. Então pensei: ‘preciso fazer algo’ e contratei pessoas, fui atrás de parceiros e estou investindo na minha equipe, justamente para que ela possa cada vez mais trazer essas pautas para a sociedade”, explicou Paula.

Paula relata ainda que na CENARIUM são mais de 20 colaboradores espalhados em Manaus e em outras cidades, como nos Estados do Pará, Rondônia, São Paulo e Brasília. “Eu sinto que precisamos divulgar o que querem esconder, sempre dando espaço para quem antes não tinha espaço na mídia. Por isso, estamos na plataforma online, na TV Web, e na versão impressa que tem mais de 70 páginas”, detalhou Litaiff.

(Reprodução/FMF Wyden)

Convidados
Participam também do evento da Faculdade Martha Falcão os jornalistas Rodrigo Motta, da Agência Varanda, e Daniela Assayag, do podcast “As Amazonas”. O evento é uma realização do curso de Jornalismo da FMF Wyden, localizada em Manaus. “A ideia é contar os bastidores e as experiências que cada um viveu e vive até hoje, além de contar como é o mercado, falar sobre a realidade do espaço na Região Norte e também nos outros Estados. Por conta do número de alunos, a gente não está podendo fazer visita técnica”, explicou o professor Ricardo Lins, organizador da live.

Ricardo conta ainda que é preciso mostrar para os alunos que o jornalismo não é apenas a graduação em si, é preciso buscar mais. “É preciso ir além disso, buscar uma pós-graduação, fazer cursos pela internet que são de graça, ter mais conhecimento e é por isso que eu escolhi três grandes nomes do jornalismo para me ajudar”, relatou o professor.

Além disso, Lins explicou que o objetivo de realizar esse evento é trazer sempre um debate para que a mente do aluno de Jornalismo se abra para o que ele pode esperar quando sair da faculdade. “Então, o meu objetivo é trazer sempre um debate de um livro, um E-book muito pequeno sobre como construir o pensamento crítico e a partir desse livro que é aquela aula em que a gente deixa o gostinho do que ainda está por vir para aula seguinte. Sempre criando essa expectativa”, explicou.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

A AUTORA

Graduada em Jornalismo, Paula Litaiff tem especialização em Gestão de Políticas Sociais. Há 15 anos na profissão, atua no Jornalismo de Dados e em Reportagens Investigativas. Produziu matérias para veículos de comunicação nacional, como Jornal Estado de S. Paulo e Jornal O Globo. Seu trabalho jornalístico contribuiu na produção do documentário Killer Ratings – Bandidos na TV da Netflix.

Paula Litaiff é Diretora de Redação em

O SITE

O Site da Paula Litaiff tem como principal finalidade a emissão de opinião sobre diversos temas sociais, políticos e econômicos, levando o leitor à reflexão sobre a importância de se tornar um agente transformador da sociedade.


Tenho medo de escrever. É tão perigoso. Quem tentou, sabe. Perigo de mexer no que está oculto – e o mundo não está à tona, está oculto em suas raízes submersas em profundidades do mar. Para escrever tenho que me colocar no vazio. Neste vazio é que existo intuitivamente. Mas é um vazio extremamente perigoso…

(in Um Sopro de Vida | CLARICE LISPECTOR)