Governo do AM: Wilson Lima e Roberto Cidade firmam apoio ‘oculto’ a Maria do Carmo no 2º turno

Por Paula Litaiff
BRASÍLIA (DF) e MANAUS (AM) – O presidente estadual do União Brasil no Amazonas, ex-governador Wilson Lima, e o governador do Estado, Roberto Cidade (União), decidiram fechar apoio [oculto] à candidatura da empresária Maria do Carmo (PL) ao Governo do Amazonas após reunião realizada nesta terça-feira, 6, com a Executiva Nacional do Partido Liberal (PL), em Brasília (DF). A informação foi confirmada por integrantes do PL à REVISTA CENARIUM, e relataram que o pedido de ajuda foi proposto por Maria do Carmo ao senador Flávio Bolsonaro (PL), candidato a presidente.
Flávio Bolsonaro durante campanha eleitoral para a empresária Maria do Carmo no Amazonas (Partido Liberal)
Aliados relataram que, após a reunião em Brasília, ficou alinhado que o diretório estadual do União Brasil, sob o comando de Wilson Lima, adotaria publicamente um discurso de “neutralidade”. Segundo essas fontes, a estratégia teria como objetivo evitar a associação direta da candidatura de Maria do Carmo ao grupo político que não avançou nas disputas majoritárias do primeiro turno. Wilson Lima terminou em quarto lugar na eleição pelo Senado, com 11,89% dos votos, enquanto Roberto Cidade ficou em terceiro lugar na tentativa de se reeleger governador do Amazonas, com 21,91%.
O presidente estadual do União Brasil, no Amazonas, Wilson Lima, e o senador Flávio Bolsonaro, candidato à Presidência da República (Composition: Felipe Soares/CENARIUM)
A CENARIUM também apurou que partiu do diretório estadual do União Brasil, nesta quarta-feira, 7, a orientação para que lideranças retomem o trabalho de recomposição das bases políticas ligadas a Roberto Cidade e Wilson Lima, tanto em Manaus quanto no interior do Amazonas.
No Governo do Amazonas, a coordenação da articulação política em apoio à candidatura de Maria do Carmo no segundo turno fica sob a responsabilidade do secretário de Governo (Segov), Luiz Alberto Carijó. O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Dario Braga Paim, também foi convocado para uma reunião extraordinária com gestores, que tratou do alinhamento ao novo cenário político do grupo de Roberto Cidade e Wilson Lima.
Pedido de Maria
Lideranças do PL, em Brasília, confirmaram que foi a candidata Maria do Carmo quem procurou Flávio Bolsonaro e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para ampliar sua base política no segundo turno no Amazonas com o apoio direto, porém velado de Wilson e Cidade.
A dupla mantém influência sobre a estrutura política do governo estadual, principalmente, nos municípios. A empresária Maria do Carmo passou para o segundo turno contra Omar Aziz com reduzida articulação no interior do Amazonas, região em que ela obteve menos de um terço de sua votação, 26,09%, o equivalente a 136.327 votos.
Antes da eleição, a candidata criticou publicamente o que classificou de uso das “máquinas” do governo estadual e da Prefeitura de Manaus durante a campanha do primeiro turno ao governo do Estado. As críticas da empresária não tiveram fundamentação de provas documentais.
Nota oficial
A nota oficial da Federação União Progressista no Amazonas publicada na manhã desta quarta-feira, 7, dá conta de que a federação decidiu apoiar a candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República no segundo turno das eleições. A nota omite informações sobre as articulações no Estado, diferentemente da conduta praticada nos bastidores pelas principais lideranças do União Brasil e Progressistas, conforme informações apuradas pela REVISTA CENARIUM.
