Sindicato dos Jornalistas do AM apresenta demandas sobre segurança na cobertura jornalística da Amazônia

 Sindicato dos Jornalistas do AM apresenta demandas sobre segurança na cobertura jornalística da Amazônia

Da Revista Cenarium*

MANAUS — O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas (SJP/AM), Wilson Reis, e donos de portais de notícias participaram nessa terça-feira, 14, de uma reunião com o superintendente regional substituto da Polícia Federal (PF) Thiago Hauptmann Borelli, na sede da instituição, situada na Zona Centro-Oeste de Manaus, para tratar sobre a importância da atuação dos jornalistas e a segurança na cobertura jornalística na Amazônia.

Hauptmann foi quem recebeu os jornalistas, tendo em vista que o superintendente da PF/AM, Eduardo Alexandre Fontes, está voltado às investigações do caso envolvendo os desaparecimentos do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, no último dia 5, no Vale do Javari, município de Atalaia do Norte (a 1.136 quilômetros de Manaus).

Sindicato alerta

“Os desaparecimentos do jornalista e do indigenista, no Vale do Javari, devem acender um alerta às instituições policiais e órgãos de controle sobre a garantia ao trabalho dos profissionais de imprensa e sua importância no contexto social de cobertura jornalística na Amazônia”, afirma Wilson Reis.

Da esquerda para direita, Audrey Bezerra, Wilson Reis, Thiago Hauptmann Borelli, Paula Litaiff, Christian Naranjo e Liliane Araújo (Ricardo Oliveira)

Além do presidente do Sindicato dos Jornalistas no Amazonas, participaram da reunião a diretora da Revista CENARIUM, jornalista Paula Litaiff, o advogado da CENARIUM, Christian Naranjo, a diretora do Portal Dia a Dia, jornalista Audrey Bezerra, e a diretora da Agência Factual, jornalista Liliane Araújo.

Receptividade

Wilson Reis agradeceu a receptividade do delegado federal Thiago Hauptmann em escutar as demandas e preocupações da categoria apresentada pelo Sindicato dos Jornalistas no Amazonas, entidade vinculada à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Na ocasião, o presidente Wilson Reis falou ainda sobre o Selo de Jornalismo Profissional.

“O apoio dos órgãos estratégicos de segurança, como a PF, ao trabalho profissional da imprensa, fortalece a democracia e o bom jornalismo que trabalha com base aos fatos e o direito da sociedade em ser bem informada”, declarou Reis.

Da esquerda para direita, Audrey Bezerra, Wilson Reis, Thiago Hauptmann Borelli, Paula Litaiff, Christian Naranjo e Liliane Araújo (Ricardo Oliveira)

Qualidade

A proposta do Selo de Jornalismo Profissional é o de se estabelecer como uma ferramenta de combate às fake news e à desinformação, auxiliando as empresas credenciadas e jornalistas profissionais na produção de notícias com bases éticas, qualidade e de interesse público.

Paula Litaiff

Jornalista com especialização em Gestão Social: Políticas Públicas e Defesa de Direitos, mestranda em Sociedade e Cultura da Amazônia. Experiência de 18 anos em cobertura de matérias de Sociedade, Política, Economia e Meio Ambiente. Fundou e, atualmente, administra a Revista Cenarium e Agência Cenarium, com foco em pautas da Amazônia Legal. Escreveu para o Jornal Estado de S. Paulo e Jornal O Globo. Seu trabalho jornalístico contribuiu na produção do documentário Bandidos na TV (Killer Ratings) da Netflix.

Veja Mais

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *