Com ministros no Governo Lula, União Brasil deverá se afastar do discurso ideológico na eleição em Manaus

 Com ministros no Governo Lula, União Brasil deverá se afastar do discurso ideológico na eleição em Manaus

Presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, governador do Amazonas, Wilson Lima, e o pré-candidato a prefeito de Manaus Roberto Cidade (UB)

Compartilhar:

Da Redação

Com três ministros na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com status de “independente” no Congresso, o União Brasil (UB) deverá se afastar do discurso ideológico com elementos da direita e esquerda nas eleições municipais de Manaus (AM), cidade que deu 61,28% dos seus votos a Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da última eleição presidencial em 2022. Lula ficou com 38,72%.


Mostra deste cenário foi o evento de lançamento da pré-candidatura do União Brasil à Prefeitura de Manaus nesta segunda-feira, 25, com o nome do deputado estadual Roberto Cidade, na Zona Leste da capital. O evento contou com a presença do presidente nacional do União, Antonio Rueda, e do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB).


No encontro, Rueda priorizou o discurso sobre a necessidade de alinhamento de Manaus ao Estado nos projetos sociais e de infraestrutura. “O único lugar que não está alinhado com o Governo Wilson Lima é o município de Manaus. Alguma coisa está errada”, disse.


Wilson Lima ressaltou a importância do trabalho em conjunto dos poderes “Nunca a Assembleia Legislativa do Amazonas esteve tão pacificada e é resultado do seu trabalho, compreensão e do entendimento de que ninguém faz nada sozinho. É por isso que preciso do Roberto Cidade na Prefeitura de Manaus”, apontou o governador.


Roberto Cidade se voltou a críticas a gestão do atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e disse que a cidade precisa de união. “Agora vamos construir um plano de governo que vai ser voltado para união. Tenho certeza que Manaus precisa de um prefeito melhor que esse daí”, completou.


O União Brasil é um dos maiores partidos no Congresso. Tem a terceira maior bancada da Câmara, com 59 deputados e sete senadores. No Governo Lula, o partido está à frente de duas pastas na Esplanada, com Juscelino Filho (Comunicações) e Celso Sabino (Turismo), além de ter patrocinado a indicação de Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) — os três ministérios somados têm orçamento de R$ 15,6 bilhões previsto para este ano.

Por outro lado, União Brasil abriga oposicionistas ferrenhos do Palácio do Planalto como o senador Sergio Moro (PR) e o deputado federal Kim Kataguiri (SP). 


No ano passado, a pesquisa da empresa Perspectiva apontou que 40,8% da população em Manaus se identifica com a corrente ideológica de direita (extrema direita, centro-direita e direita).


O lançamento da pré-candidatura de Roberto Cidade à Prefeitura de Manaus em meio a um cenário de discursos afastados de ideologias foi tema de análise no programa Band News Amazônia, 1ª edição.

Assista:

    Veja Mais

    Paula Litaiff
    Visão Geral de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.