Com ministros no Governo Lula, União Brasil deverá se afastar do discurso ideológico na eleição em Manaus

Presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, governador do Amazonas, Wilson Lima, e o pré-candidato a prefeito de Manaus Roberto Cidade (UB)
Da Redação
Com três ministros na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com status de “independente” no Congresso, o União Brasil (UB) deverá se afastar do discurso ideológico com elementos da direita e esquerda nas eleições municipais de Manaus (AM), cidade que deu 61,28% dos seus votos a Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da última eleição presidencial em 2022. Lula ficou com 38,72%.
Mostra deste cenário foi o evento de lançamento da pré-candidatura do União Brasil à Prefeitura de Manaus nesta segunda-feira, 25, com o nome do deputado estadual Roberto Cidade, na Zona Leste da capital. O evento contou com a presença do presidente nacional do União, Antonio Rueda, e do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB).
No encontro, Rueda priorizou o discurso sobre a necessidade de alinhamento de Manaus ao Estado nos projetos sociais e de infraestrutura. “O único lugar que não está alinhado com o Governo Wilson Lima é o município de Manaus. Alguma coisa está errada”, disse.
Wilson Lima ressaltou a importância do trabalho em conjunto dos poderes “Nunca a Assembleia Legislativa do Amazonas esteve tão pacificada e é resultado do seu trabalho, compreensão e do entendimento de que ninguém faz nada sozinho. É por isso que preciso do Roberto Cidade na Prefeitura de Manaus”, apontou o governador.
Roberto Cidade se voltou a críticas a gestão do atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e disse que a cidade precisa de união. “Agora vamos construir um plano de governo que vai ser voltado para união. Tenho certeza que Manaus precisa de um prefeito melhor que esse daí”, completou.
O União Brasil é um dos maiores partidos no Congresso. Tem a terceira maior bancada da Câmara, com 59 deputados e sete senadores. No Governo Lula, o partido está à frente de duas pastas na Esplanada, com Juscelino Filho (Comunicações) e Celso Sabino (Turismo), além de ter patrocinado a indicação de Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) — os três ministérios somados têm orçamento de R$ 15,6 bilhões previsto para este ano.
Por outro lado, União Brasil abriga oposicionistas ferrenhos do Palácio do Planalto como o senador Sergio Moro (PR) e o deputado federal Kim Kataguiri (SP).
No ano passado, a pesquisa da empresa Perspectiva apontou que 40,8% da população em Manaus se identifica com a corrente ideológica de direita (extrema direita, centro-direita e direita).
O lançamento da pré-candidatura de Roberto Cidade à Prefeitura de Manaus em meio a um cenário de discursos afastados de ideologias foi tema de análise no programa Band News Amazônia, 1ª edição.
Assista: