Ex-dirigente da Suframa lança livro sobre gestão pública na Amazônia

 Ex-dirigente da Suframa lança livro sobre gestão pública na Amazônia
Compartilhar:

MANAUS (AM) – O gestor público Luiz Frederico Oliveira de Aguiar lança, na quarta-feira, 9, o livro “SERVIR À AMAZÔNIA: LIÇÕES PRÁTICAS DE GESTÃO E GOVERNANÇA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA ZONA FRANCA DE MANAUS”. O evento será realizado às 18h30, no Auditório do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), em Manaus. A entrada é gratuita e aberta ao público.

A obra reúne experiências de Aguiar durante o período em que esteve à frente da Superintendência Adjunta Executiva da Suframa, entre maio de 2023 e julho de 2026. O livro aborda temas como governança, estratégia, gestão de riscos, integração regional, interiorização do desenvolvimento na Amazônia Ocidental e no Amapá, fortalecimento do ecossistema de inovação, agenda ESG e o futuro da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Obra reúne reflexões sobre governança e políticas públicas na Amazônia (Divulgação / Assessoria)
Experiências e desafios na gestão pública

Segundo a proposta da publicação, o autor também trata dos chamados “nós górdios” da gestão, discutindo obstáculos burocráticos e logísticos enfrentados durante sua atuação e apresentando propostas e caminhos para o desenvolvimento regional.

Com linguagem voltada a estudantes de Administração Pública e Economia, servidores públicos, empresários e pesquisadores da Região Norte, a obra apresenta bastidores de ações institucionais que levaram a Suframa ao primeiro lugar no ranking nacional de Governança e Gestão, em premiação concedida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O livro tem apresentação assinada pelo ex-superintendente da Suframa Bosco Saraiva e prefácio do presidente do Conselho Superior do CIEAM, Luiz Augusto Barreto Rocha. A publicação marca a estreia de Luiz Frederico Aguiar no mercado de livros impressos, após o lançamento, em 2022, do e-book “Indústria 4.0: perspectivas para o Polo Industrial de Manaus”.

“Desenvolver a Amazônia exige encarar tanto as vitórias de governança quanto os nós que ainda não foram desatados. Este livro é um convite à reflexão sobre a prática diária de gerir políticas públicas de alto impacto na nossa região”, destaca o autor.

Serviço

Evento: Lançamento do livro “SERVIR À AMAZÔNIA: LIÇÕES PRÁTICAS DE GESTÃO E GOVERNANÇA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA ZONA FRANCA DE MANAUS”
Autor: Luiz Frederico Oliveira de Aguiar
Data: 9 de setembro de 2026 (quarta-feira)
Horário: 18h30
Local: Auditório do CIEAM — Rua Acre, nº 26, 5º andar, Vieiralves, Manaus – AM
Entrada: Gratuita / Aberta ao público

(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Aos 59 anos, Zona Franca de Manaus mantém empregos, arrecadação e floresta em pé

    Veja Mais

    Paula Litaiff
    Visão Geral de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.